ALYRIO CAMPOS
Fazenda
Sumidouro
Região do Serro – MG
Serro
Alyrio cresceu em meio a vacas, leite e queijo. Filho de um homem trabalhador e admirado, que começou com pouco e construiu uma grande história, ele segue os passos do pai, mantendo viva a tradição da produção de queijo.
“Eu sempre falo: o meu queijo é o melhor que tem na região”, diz Alyrio com o orgulho de quem conhece o valor do seu trabalho. A história do queijo na família começa lá atrás, na década de 1950, quando seu pai produzia até 80 queijos por dia, uma grande quantidade para a época. A dedicação ao ofício era tanta que, em sua infância, o menino Alyrio viu de perto a dureza do trabalho, mas também o respeito e a paixão por aquilo que fazia.
Com o tempo, foi se aperfeiçoando, e hoje, com mais de 50 anos, reconhece o esforço e a dedicação que o levaram até aqui. “A minha infância foi rica demais. Eu aprendi muito com meu pai”, conta, com carinho.
Sua história de vida é marcada pela simplicidade e pelo valor do trabalho honesto. Ele lembra com saudosismo do tempo em que seu pai tinha 12 vacas que produziam leite de qualidade, possibilitando a produção de queijos de excelência. “Era uma vaca fora da curva, um verdadeiro tesouro”, diz.
Com um sorriso, Alyrio também fala da sua grande família, que conta com 27 filhos do seu pai. “O meu pai era o ‘pai de todos’”, brinca, sem esconder a admiração pela figura paterna. Apesar de ser o caçula, ele carrega a história e o legado familiar com muito orgulho, mantendo os ensinamentos vivos, com sua produção de queijo que é, para ele, um símbolo de dedicação, respeito e muito trabalho.
Prêmios
Medalha de bronze no Prêmio Queijo Brasil em 2018
Medalha de Bronze no Mundial do Queijo do Brasil em 2019