LINDOMAR SANTANA
Fazenda
Turvo Grande
Localidade
Sabinópolis
O queijo que carrega um sobrenome
Na fazenda onde nasceu e cresceu, Lindomar Santana viu o queijo ser feito como um legado de família. Pais, avós, bisavós — quatro gerações dedicadas à tradição queijeira. “Parece que tá no sangue”, diz ele, com orgulho.
Mesmo tendo saído para estudar no Sul de Minas, em 1987 voltou às origens para cuidar das fazendas e das queijarias. No início, apostou no queijo fresco, mas foi na maturação que encontrou o caminho para agregar valor e dar sustentabilidade ao negócio. E deu certo. Seu Queijo Santana possui SELO ARTE, registro no IMA e já conquistou medalhas de ouro, prata e bronze em concursos nacionais e internacionais, além de ser considerado um dos melhores queijos do município de Sabinópolis, MG.
Em 2019, Lindomar foi condecorado como membro da Guilde Internationale des Fromagers, durante o evento Mundial Queijo Brasil 2019, em Araxá, onde também atuou como jurado no concurso de queijos.
Em Março de 2024, Lindomar recebeu o troféu “Gente que faz” em um evento realizado na cidade de Sabinópolis como reconhecimento da sua importante atuação na mobilização dos demais produtores rurais em prol da produção e maturação dos queijos. Em Junho desse mesmo ano, teve o prazer de participar da Missão Minas na França, cujo objetivo foi promover o Queijo Minas Artesanal em Paris, buscando o reconhecimento do modo de fazer o QMA como Patrimônio Imaterial da Humanidade, reconhecimento esse que foi conquistado em Dezembro.
O segredo do sabor diferenciado? Está no ar, nos fungos da maturação, na pastagem do gado, no cuidado de cada etapa do processo. “Tudo o que você faz nesse mundo tem que ser com carinho, com vontade de vencer lá na frente”, afirma.
Enquanto puder, Lindomar seguirá firme, levando adiante o nome da família em cada peça de queijo que sai de seu quarto de queijo. “É pra continuar, pra aumentar e melhorar cada vez mais”, garante. E assim, com trabalho e dedicação, os Santana seguem escrevendo sua história dentro e fora do Serro.
Prêmios
Medalhas de Ouro e Bronze no ” Prêmio Queijo Brasil” em 2024
Medalha de Bronze no Concurso “ExpoQueijo Araxá 2021”
Medalha de Bronze no Mondial du Fromage na França em 2021
Medalha de Prata no Mondial du Fromage na França em 2019
Medalha de Prata “Prêmio Queijo Brasil” em 2019
Medalha de Ouro, Prata e Bronze no concurso “Prêmio Queijo Brasil” em 2018