NONATO SANTA RITA

Queijo Sô Toní

Fazenda Sobrado

PRÊMIOS

1° lugar nos concursos de Paulistas e no Regional;
Medalha de ouro e medalha de bronze no Mundial/SP;
Medalha de prata e de medalha de bronze no Concurso Internacional de Araxá;

Nonato de Santa Rita nasceu na fazenda Gongo, às margens do Rio Turvo, em Sabinópolis, mas sua família é do Serro. O nome vem da história de que um antepassado, recém-nascido, foi encontrado na porta da Igreja Santa Rita e, por isso foi batizado como José Vicente Santa Rita em homenagem ao símbolo arquitetônico do Serro. Desde muito cedo já ajudava seu pai com o queijo. Aos 12 anos mudou-se para Paulistas, onde estudou e trabalhou no comercio do tio até os 19 anos. Foi para São Paulo, se formou em contabilidade e direito e manteve escritório por mais de 30 anos.
Retornou a Paulistas em 2017 e passou a produzir o Queijo Minas Artesanal “Sô Toní”. O queijo Sô Toní, recebeu várias premiações. O nome é uma homenagem de Nonato ao pai, Antônio Santa Rita, o Sô Toní, hoje com 95 anos e produziu a iguaria por mais de 75.
Nonato é coordenador do Conselho Regulador da APAQS, onde chegou em 2018. Seu Conselho é dedicado a concessão e supervisão do selo de Indicação Geográfica do Queijo Minas Artesanal da Microrregião do Serro. É membro da Guilde Internationale des Fromagers, atuou como jurado nos concursos mundiais do queijo na França, em 2021; São Paulo, em 2022 e 2024; e por último no concurso estadual 2024, ocorrido no Serro. Precisa dizer que é um apaixonado pelo queijo da região?

J